A FIBROMIALGIA é uma condição clínica de dor muscular crônica e aumento da sensibilidade em todo o corpo, acompanhada de sintomas como alterações do sono, emocionais e fadiga.

Uma vez realizado o diagnóstico - afastando outras causas de sintomas semelhantes, o tratamento medicamentoso deverá ser acompanhado de modificações no estilo de vida, e a alimentação correta é altamente relevante no controle dos sintomas.

Você vai se surpreender com a melhora das dores apenas com a regularidade alimentar. O controle da sua melhora está nas suas mãos.

Uma dieta equilibrada e minimamente processada é o recomendado pelos estudiosos em nutrição, com alimentos ricos em nutrientes essenciais.

Refeições leves e regulares para facilitar a digestão, com variações de produtos, colorindo o prato com tons de verde e alaranjado.

Alimentos que possuam substâncias que favorecem o sono, devem ser utilizados a noite, como os ricos em triptofano que ajudam a reduzir um sintoma comum que é o despertar ruim, após uma noite mal dormida.

Temperos naturais devem sempre substituir os industrializados, não só por possuírem substâncias que podem melhorar os sintomas, como evitam que você ingira substâncias que são nocivas a sua condição, como o glutamato monossódico – frequentemente encontrado nos saches.  

Alimentos ricos em fibras como hortaliças, frutas com cascas, aveia e sementes são importantes para melhorar o funcionamento do intestino, outro local frequente de incomodo na fibromialgia.

Por esses motivos, são solicitados na consulta inicial, exames laboratoriais, para podermos realizar não só um diagnóstico preciso do estado geral do corpo, como a necessidade de vitaminas e minerais, para oferecer uma dieta específica para seu caso.